Laboratório de Automação, Controle e Instrumentação

Primeiro Registro de Software do LACI

Um dos grandes problemas enfrentados pelos engenheiros de controle e automação é a necessidade de garantia de tempo constante entre a leitura dos sinais e a aplicação dos respectivos acionamentos calculados pelo controlador. Quando esse tempo entre amostras de controle não é constante, o modelo esperado da planta pelo controlador é variável e imprevisível. Por esse motivo, é necessário o uso de hardwares dedicados à controle como CLPs, DSP, etc. Em geral, estes dispositivos não possuem poder computacional grande e são difíceis de se interfacear, gerando a necessidade de outros hardwares externos como IHMs, monitores dedicados, dentre outros.

Uma solução para este problema é o uso de computadores com sistemas operacionais de tempo real. Atualmente sistemas operacionais como o Linux já possuem soluções neste sentido e permitem que seja utilizado um computador pessoal convencional (um PC) como controlador em um sistema de controle.

O LaciDriver é um driver para controle e acionamento de dispositivos em tempo real para o sistema operacional Windows. Embora o Windows possua uma versão que possibilita seu uso com aplicações de tempo real, não é difundida e é pouco conhecida pelos profissionais em geral. O LaciDriver é um software que permite a programação de aplicações de tempo real em sistemas Windows convencionais. Ele funciona como um módulo do sistema operacional (um arquivo .sys) que permite a comunicação com dispositivos externos ao computador com garantia de tempo constante entre amostras. O mesmo é executado em alta prioridade no sistema operacional e possui mecanismos de controle de temporização que podem destinar 100% da execução do processador do PC à aplicação.

O Laboratório de Automação, Controle e Instrumentação (LACI) obteve, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o certificado de registro de programa de computador para o LaciDriver em 15/12/2020. O registro de programa de computador no INPI é a forma da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos pesquisadores do LACI de garantirem a propriedade e obter a segurança jurídica necessária de modo a proteger o LaciDriver. Desta forma, permitindo a UFRN licenciar a tecnologia desenvolvida de forma segura.